quinta-feira, 26 de julho de 2012

Leitura x Cultura


Hipérbato, anástrofe, prolépse, sínquise, assíndeto, anacoluto. É desnecessário que se conheça, em detalhes, a sintaxe para ser um bom leitor. Um texto, independentemente do gênero, não transmite somente compreensão. Mais do que isso, é capaz de despertar sentimento.
Parece que cada vez mais, os textos pobres em conteúdo, são procurados. Os livros mais vendidos, em destaque nas livrarias, os tão conhecidos best-sellers, nem sempre são precários nas suas histórias, mas não é esse o fator que faz com que eles se tornem tão populares. Basta estar na vitrine para se tornar livro de cabeceira, e o seu leitor, instantaneamente, tornar-se culto. 
Por falar nisso, na época em que O Pequeno Príncipe foi indicado como livro de cabeceira por várias misses, será que foi realmente lido? Pode até ser que sim, mas arrisco afirmar que a intertextualidade, tão rica na obra, não foi sequer reparada. Enquanto algumas obras são consideradas boas por serem populares, outras, como essa, tornam-se ruins pelo mesmo motivo, enquanto as leituras deveriam ser escolhidas por quem o faz sem a influência de outras opiniões. Afinal, não é para isso que servem as boas críticas, é o objetivo, apenas, de quem lucra com as vendas dos livros.
              Cultura ou não, o importante é que se leia, mas se é para comprar livros de vitrine, que seja o Harry Potter, que instiga divagações. Entretanto, vale a pena dar uma olhada mais no fundo da loja e começar as compras pelos autores clássicos, sem deixar de colocar na sacola um grande contista.
2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário